
A Casa é um projeto de autoconstrução de moradias para mulheres, anciãs, de zonas rurais, coordenado por Mariana Montag e Luiza Tripoli. Desde o desenho inicial, o projeto entende o processo de construção como uma troca de conhecimentos, abordando o design como uma ação holística capaz de questionar a cadeia produtiva convencional.
O primeiro projeto da organização foi concebido em 2019 na aldeia rural de Kikajjo, Uganda, com participação direta das mulheres locais e utilização de recursos da região. O canteiro de obras se tornou campo para oficinas de construção para mulheres, apoiando sua autonomia e desafiando os papéis de gênero.
A mulher da foto ao lado é Jajja Nanonno Imaculate, proprietária e moradora da casa construída.
a casa
a casa de jajja
.jpeg)
.jpeg)

.jpg)

Durante os 3 meses de construção da Casa de Jajja, surgiu a vontade de expandir o projeto. As mulheres que participaram do canteiro de obras agora queriam construir suas próprias casas, e com isso foi desenvolvido um projeto de casa comunitária, para 4 dessas mulheres.
O andamento do trabalho foi interrompido por conta da pandemia, mas tem como intenção de ser construído em 2024.

a casa das mães






A terceira casa da organização é a de Maria Luisa Cuenta Cuentos, uma senhora mexicana, de origem totonaca, contadora de histórias tradicionais. O projeto desenvolvido com Maria Luisa, tem duas prioridades, o respeito aos ciclos naturais - com a bio construção e as solução ecológicas para tratamento das águas.
A construção da casa teve inicio em outubro de 2022, e se mostrou uma grande escola de arquitetura dentro do canteiro de obras. As trocas com as abuelas e sua cultura, seu conhecimento sobre sustentabilidade, e cerimônias de origem pré hispânicas. Assim como a aprendizagem no campo da construção, onde a arquitetura toma corpo, e os detalhamentos e processos projetuais são palpáveis.
A casa continua em construção, agora lidera por José e Uriel, construtores da região.
a casa da abuela









